quinta-feira, 1 de novembro de 2012

VOCE TEM PRESENÇA EXECUTIVA?


 

O termo se tornou fundamental no mundo dos negócios

                                                                   Saber se portar como um líder é o primeiro passo para qualquer um que pretende chegar ao topo.

 

Você se destaca no escritório? As pessoas param e escutam quando você fala? Se sim, você tem “presença executiva”, um termo muito usado entre os líderes ultimamente. Segundo um novo estudo do Center for Talent Innovation, uma empresa de pesquisa sem fins lucrativos, parecer um líder é essencial para ser promovido.

Mas o que é ter presença executiva? Ter habilidade de projetar confiança, controle quando sob pressão e determinação são as principais características de um líder, segundo dois terços dos executivos entrevistados. Além disso, comunicação (inclui habilidade para falar e para ler em público e assertividade) e aparência contribuem muito.

Karen Friedman, expert em comunicação, afirma que as pessoas que têm presença executiva exalam magnetismo e conseguem influenciar os outros facilmente. Eles geralmente falam alto, com linguagem forte e clara, comunicam-se com paixão e energia e têm uma boa linguagem corporal: sabem se portar, fazem contato visual, têm um aperto de mão firme e usam um tom de voz imponente. Quase 60% dos executivos pesquisados disseram que soa como falta de educação se portar de forma negativa.

A aparência representa apenas uma pequena parte disso, mas grandes erros neste quesito podem ser cruciais. Mais de 75% dos entrevistados afirmaram que trajes despojados tiram a presença executiva de homens e mulheres. Com as mulheres, em especial, 73% acreditam que roupas muito apertadas ou provocativas contam pontos negativos.

Os autores do estudo dizem acreditar que essa nova visão dá dicas sobre por que mulheres chegam menos aos cargos seniores. Minorias raciais e mulheres lutam mais para ter presença executiva, principalmente porque a cultura corporativa induz à imagem do homem branco. De acordo com a pesquisa, 56% dos profissionais de minorias raciais acreditam que passam por condutas mais rígidas, contra 31% dos brancos. Enquanto isso, 81% das mulheres acham eu essa conduta é confusa e não sabem como se portar.

John Beeson, principal gerente da consultoria Beeson Consulting, diz achar que a presença executiva pode ser desenvolvida “se você tiver autoconfiança e disposição para lidar com situações imprevisíveis que vêm com as responsabilidades de um líder”. Ele recomenda pedir uma opinião sincera para amigos de confiança e sempre ir atrás de oportunidades para melhorar suas habilidades.

Fonte: Forbes Brasil por Jenna Goudreau

Nenhum comentário:

Postar um comentário